quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Micro-teses: casamentos duradouros

Miró


Elas casaram-se na adolescência, aos vinte e poucos, e o casamento persiste.
Hipóteses:


Era casada com o homem-olhos-somente-nela. Ele não enxergava os filhos, nem o próprio trabalho, nem nada, muito menos a si. Cansada de tanto ninar aquele filho mais velho, a libido se esvaiu. Pouco importava, nascera para ser mãe.


Era casada com o homem-agenda. Garantia de despensa abastecida e cartão de crédito sem limite. Só não conseguia garantir a presença dele, nem o amor - que dedicava à outra. Cartão de crédito e competição com a outra, a faziam consentir. Casara com a amante dele e nem sabia. A autoestima talvez nunca tivesse morado ali.


Era casada com o homem-sexual-fiel. Se cozinhava, uma mão a bolinava. Se ajeitava a casa, os olhos a devassavam. Se tomava banho, a boca murmurava genuínas frases de peão de obra. Se deitava na cama, era dever todos os dias travestir-se de mulher-robótica. Era um orifício. Nem sabia que subsistia sem outro alguém.


Era casada com o homem-sexual-infiel-sem-critérios. Flores, presentes, bom marido, bom pai, bom profissional, bom amigo, bom tudo. Pelo discurso dele, era perfeita aos seus olhos. Ela acreditava, e todas as outras quaisquer 'umas' também. Preferia não saber. Persuasivo e admirável, ela escolhia cegar, calar e ensurdecer quanto ao mais. Só esquecia de torcer para, no futuro, o corpo não responder, doente.


Era casada com o homem-diferente. Diferenças nos gostos, nos hábitos, estilo, nas escolhas. Apostou na máxima os opostos se atraem. Só não sabia que os opostos se distraem e os dispostos é que se atraem. Desconhecia que só muita boa vontade ou terapia para cessar o looping da teimosia.


Era casada com um homem-simplesmente-homem. Respeitavam-se mutuamente. E o sentimento persistiu ao longo dos anos por conta dos acordos tácitos que foram firmando e renovando no transcurso da vida a dois. Eram honestos em tudo, talvez até na mentira.




Nota - Micro-teses para casamentos iniciados na juventude, em que as escolhas são feitas a partir de atributos de valor que pouco dizem respeito às características de personalidade propriamente, as quais seriam decisivas na manutenção do vínculo e ampliação do afeto. Apesar das livres ideias, sempre bom esclarecer.


.

10 comentários:

  1. Tudo isso e talvez se amassem. "Meu coração, não sei porque, bate feliz quando te vê..." Vc sabe, abç!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa análise, sem dúvida! Talvez fosse possível arranjar mais um ou outro tipo (só rebuscando, reconheço!) mas contemplou o essencial.
    Porque será que estas verdades me deixam sempre um certo amargo?

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  3. Vivênciei um casamento na juventude e não persistiu! Logo, não me encontrei em nenhuma das teses,pois queria mais da vida. Aquele não era o mundo que eu queria para mim! Enfim, esolha errada, mas passada e superada!
    Beijos
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Sim concordo, é só por hora bjo amiga!

    ResponderExcluir
  5. Maria,

    São válidas essas teses, porque talvez, pela estatística esses sejam os casos mais comuns de convivências...Eu acredito ainda no casamento, não nessa forma que ele se apresenta, repleto d formalidades que não garantem o respeito e o amor, não gosto da institucionalização do amor...enfim, amor não tem prazo de validade, por isso, não tem contrato!O importante é o respeito..."e ser chama...enquanto durar", como dizia o Poeta...

    Beijos e bom final de semana!!!

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  6. Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe. Sempre vai estar faltando algo. Nós mulheres vamos estar sempre procurando Wally!! O simplesmente homem certamente tem como requisito uma simplesmente mulher né!!
    beijos amiga

    ResponderExcluir
  7. Não concordo com "teses" e sim tendências. Somos, ( ou eu sou ), homens que não conseguimos ficar longe de vcs mulheres e, em um relacionamento sob o mesmo teto algumas tendências vem à tona por sermos imaturos na hora de compreender seus sentimentos( o que são muitos). Mas nós, homens irracionais, ainda aprenderemos um dia que para termos do lado uma grande mulher temos que ter simplesmente AMOR.

    ResponderExcluir
  8. Teses interessantissmas.
    Eu acreduito na relação Homem/mulher cada um na sua individualidade e respeito mutuo.
    Como é dificl encontrar esta relação...

    bjo

    ResponderExcluir
  9. Muito, mas muiiiito bom. Queria de verdade ter uma palavra especial, ,serve: "carambolas"?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga anda a pensar demais e isso só te faz mal... kkk
    Só me fez lembrar uma anedota:
    ELA: Estamos casados há mais de vinte anos e nem uma jóia me compraste...
    ELE: Sabia lá que vendias desses negócios...

    ResponderExcluir