segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Das flores de acácia

Lembro dos beijos roubados
e daqueles consentidos, apertados
Das cóssegas que faziam dobrar de rir
Dos banhos de rio, permitidos somente mais tarde
depois da digestão da melancia
- que passei a não comer mais...
Dos passeios na barca Esperança,
nome que demorei anos
para entender a tua escolha.
Das bonecas, dos triciclos e bicicletas
dos Natais que faziam olhos brilhar
Dos discos tocando, dos passos ensinados de dança
Dos espetáculos dos palhaços no picadeiro
de cada circo que chegasse na cidade





Das lágrimas no teu rosto
e da tua mão segurando forte a minha
enquanto a criança chorava
em quartos de hospitais
- medo de 'injeções'
que eram para curar.
E por isso,
Das missas e procissões,
das asas de anjo,
pagando as tuas promessas
para Deus me salvar.
E me deste a vida duas vezes!




Das nossas sexta-feiras,
durante as férias,
convocada para o posto de navegadora de bordo
percorrendo as estradas de chão batido,
embriagados pelo cheiro das flores de acácia negra,
[a árvore de onde colheste tantos frutos,
é perfume
pra sempre
impregnado em mim]
Acompanhados de música,
cantarolávamos juntos
repertórios sem fim.




Do meu fascínio por guiar,
oriundo do teu colo,
me ensinando aquela lógica estranha
de trocas de marcha e direções.
Faltaria muito até alcançar
o entendimento
e os pedais.




Lembro do teu gesto de leão,
defendendo a leoazinha
- e nem era pra tanto...

Das tuas lutas e batalhas sociais
dos discursos que me orgulhavam
de tua conduta ética,
teu caráter, boa-fé exagerada,
sem jamais se deixar contaminar.

Compreendi a aparente ausência,
sabendo hoje que ausência de evidência
não significa evidência de ausência *
- era tua forma.

Enxergo o meu sorriso
e ganas
que lembram os teus.

  Obrigada por poder te agradecer.

[Adair Vianna -  25.09.1935 - 24.06.2012]



*Carl Sagan




3 comentários:

  1. Janice,

    Lindo texto em homenagem àquele que estara sempre presente em nossas vidas, seja pela postura, pelos exemplos, ensinamentos e pelo carinho.

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ah, querida! Lembro do estranhamento quando algo de que somos parte, passar a ser aquilo que cabe todo em nós. Um rio de paradoxos. Que nos deu o sorriso, mas que sorria conosco desde antes que soubéssemos que sorríamos. Das mãos que, por um tempo guiavam nossos passos, mas que sem que saibamos é parte do que nos mantém de pé. Chega um dia em descobrimos porque nos deram um coração, porque queriam um lugar onde pudessem viver pra sempre. Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga
    Ninguém pode saber nem sequer perscrutar a intensidade da tua mágoa ou os labirintos da tua dor.
    Porém a tua imensa coragem, quase inveja do meu ser, que a todos empresta mais fulgor, ultrapassa todos as fragas e rompe todas as trevas.
    Fiquei triste quando soube da inesperada notícia, que profundamente lamento. Mas lendo as tuas maravilhosas palavras, recordei que aquele que parte ainda fica mais perto. Porque antes estava sempre do nosso lado, mas agora vive eterna e somente dentro do nosso coração.
    Obrigado por partilhar este seu pensamento.
    Obrigado por ser uma pessoa tão bela.
    Obrigado por ser minha amiga.

    ResponderExcluir